- maio 2, 2024
- No Comment
- 47
Tribobó: Unidade de saúde dobra número de atendimentos
A USF foi ampliada após obras de revitalização. Quarta unidade de saúde da família (USF) entregue revitalizada pelo prefeito Capitão Nelson, a José Avelino, em Tribobó, evoluiu nos números de atendimentos com a nova estrutura. Com mais consultórios disponíveis, os profissionais passaram a atender mais vezes, contribuindo para o aumento de consultas e serviços ofertados.
Revitalização da estrutura
A diretora administrativa Portiara Pereira Figueiredo conta que, antes da revitalização, a unidade só tinha dois consultórios e os profissionais tinham que fazer revezamento para trabalhar. Agora, todos podem atender ao mesmo tempo. “O espaço interno ficou mais amplo e organizado e com cinco consultórios, possibilitando que médicos e profissionais técnicos trabalhem ao mesmo tempo”, contou Portiara.
Logo no início da revitalização, a unidade realizava uma média de 800 atendimentos mensais, além dos procedimentos odontológicos. Atualmente, menos de dois anos depois, a USF realiza uma média de 1.600 atendimentos e outros 350 odontológicos. O posto tem uma equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que conta com clínico geral e dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e cinco agentes de saúde.
Opiniões dos pacientes
Paciente há seis anos da José Avelino, Cristiane Maria de Oliveira Nunes, de 50 anos, aprovou a mudança. “Melhorou muito tudo no geral: o atendimento está perfeito. Os profissionais são maravilhosos. O ambiente também melhorou muita coisa em comparação com o posto anterior. O outro era assustador, muito sucateado. Hoje, temos atendimento de qualidade”, contou a dona de casa, que realiza o tratamento com a fisioterapeuta na unidade, vai ao clínico e à nutricionista.
Além da equipe do ESF, também tem os profissionais do e-Multi com psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga e educador físico. Ainda há os serviços oferecidos: aferição de pressão e glicose, atualização do Bolsa Família, preventivo, curativo, vacinação, puericultura, pré-natal e exames de sangue, fezes e urina. Os programas da Atenção Básica também estão disponíveis.
Padronização e qualidade
Aposentada, Olga Soares Lemos, 65, procurou a unidade para tomar o reforço da vacina contra o coronavírus. “Sou atendida aqui desde os 54 anos e sou testemunha dessa transformação maravilhosa. Está tudo funcionando direitinho. Minha agente de saúde é ótima e não tenho problemas para marcar as minhas consultas. Todos os atendimentos estão de parabéns”.
A padronização das unidades da rede municipal da Atenção Básica é uma exigência do prefeito Capitão Nelson. Todos os novos postos de saúde estão padronizados e adequados conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. As unidades contam com ambientes climatizados e com acessibilidade (rampa, piso tátil, barras e banheiros adaptados para pessoas com deficiência). Os postos também recebem pisos novos, pintura, adequação dos espaços e revitalização da fachada.
“Já entregamos 38 USFs revitalizadas, além de três equipamentos de urgência e emergência e especializada: Ciesg, PAM Neves e HCCOR. Ainda temos 11 em obras, seis delas grandes construções: Bandeirantes, Água Mineral, Itaúna, Vista Alegre e as clínicas de Neves e Lagoinha. Queremos continuar com esse avanço e precisamos da colaboração da população com a manutenção das unidades já feitas para que outras sejam realizadas”, afirmou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.