- maio 14, 2024
- No Comment
- 48
HCCOR sedia 1ª Jornada de Enfermagem
Profissionais da área da enfermagem do Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, participaram, nesta segunda-feira (13), da 1ª Jornada de Enfermagem da unidade. O evento contou com cuidados para os técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e acadêmicos durante a manhã e com palestras e rodas de conversa de qualificação à tarde.
HCCOR Cuidados e Qualificação
A 1ª Jornada de Enfermagem é em comemoração ao Dia do Enfermeiro e ao Dia do Técnico de Enfermagem, lembrados nos dias 12 e 20 de maio, respectivamente. A enfermeira Aline Borba foi a responsável pela organização da ação de valorização dos profissionais, junto com sua equipe. Durante a manhã, os funcionários puderam fazer acupuntura, auriculoterapia, massagem, cuidados com a pele e maquiagem.
“Estamos cuidando de quem cuida e mostrando que pensamos nos colaboradores. São ações como essa que fazem eles se sentirem valorizados e estimulados para o trabalho. Sabemos que o trabalho deles é árduo. E hoje é um momento de bem-estar. Estamos fazendo o inverso: cuidando de quem cuida”, explicou Aline.
Palestras e Reconhecimento
No período da tarde, aconteceram rodas de conversa, dinâmicas de grupo e palestras sobre visão de liderança, a atuação do enfermeiro frente a um paciente crítico, como ter mais empatia, cuidados e humanização nos atendimentos dos pacientes, principalmente dos oncológicos e outros assuntos relacionados à enfermagem. No fim, foi exibido um vídeo de homenagem com depoimentos dos colaboradores sobre o amor pela profissão e o dia a dia da equipe no hospital.
Letícia França, enfermeira coordenadora do Centro de Terapia Intensiva (CTI), destacou a importância do evento.
“O profissional se sente valorizado e dá uma revigorada na rotina do dia a dia. A gente é tão cobrado, temos muitas responsabilidades e esse momento é de valorização do profissional que trabalha todo dia na unidade e faz com que ela colha os bons frutos”.
A subsecretária de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Bianca Serour, acredita que todos os profissionais da rede hospitalar devem ser lembrados.
“Essa é a primeira jornada de muitas que virão. Assim como pedimos mais humanização no atendimento aos pacientes, também temos que pensar na humanização para os funcionários. E esse evento é um dos exemplos disso”.
#Enfermagem #Hospital #Cuidados