• outubro 8, 2024
  • No Comment
  • 22

Brasileiros no Líbano dizem: Sensação de que o Líbano pode virar nova Gaza

Brasileiros no Líbano dizem: Sensação de que o Líbano pode virar nova Gaza

Brasileiros no Líbano vivem sob crescente tensão e medo de uma escalada no conflito na região. A insegurança está levando muitos a optar pela repatriação, como é o caso de Mariam Orra, uma das brasileiras resgatadas pela FAB.

Mariam, que vivia há nove anos em Sultan Yacoub, afirmou que o medo da situação se agravar no Líbano a fez escolher voltar ao Brasil. Apesar de viver em uma área considerada “tranquila”, a instabilidade a preocupava.

Medo da escalada no Líbano leva à repatriação

O aumento da violência na região fez com que muitos brasileiros residentes no Líbano pedissem ajuda ao governo para serem repatriados. Com ataques cada vez mais próximos, o temor de que o país se torne uma nova Gaza tem sido constante entre os moradores.

Mariam relatou que sentia o risco de Israel agir contra o Líbano de forma semelhante ao que tem feito com a Palestina. Além disso, o medo pelo filho, que estudava em Beirute, reforçou sua decisão de deixar o país.

“A sensação é de que Israel pode fazer com o Líbano o que fez com Gaza”, afirmou Mariam, ao comentar a situação preocupante no país do Oriente Médio.

Operação Raízes do Cedro: brasileiros repatriados

O governo brasileiro iniciou a operação Raízes do Cedro para resgatar cidadãos do Líbano, trazendo 227 brasileiros em um voo da FAB. A prioridade é dada aos não residentes, com a expectativa de repatriar 500 pessoas por semana.

Até agora, 455 brasileiros já foram resgatados. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que a operação seguirá o mesmo formato da que ocorreu na Faixa de Gaza, quando centenas de brasileiros foram resgatados de Israel e Palestina.

“Estamos priorizando brasileiros que não residem no Líbano, seguindo o exemplo das operações realizadas em Gaza”, explicou Mauro Vieira.

A insegurança crescente no Oriente Médio

A situação no Oriente Médio tem despertado temores em diversas comunidades. No caso do Líbano, a proximidade dos ataques israelenses e a incerteza sobre o futuro da região preocupam os brasileiros que ali residem.

A escalada da violência gera questionamentos sobre o que ocorrerá se Israel estender suas operações militares ao Líbano, uma nação historicamente afetada por conflitos no Oriente Médio.



Noticias Relacionadas

VÍDEO: Bon Jovi salva mulher de uma ponte em Nashville

VÍDEO: Bon Jovi salva mulher de uma ponte em…

Bon Jovi resgata mulher que estava na beira de uma ponte nos Estados Unidos. O cantor e uma pessoa que o…
Luciano Huck enfrenta noite tensa sob bombas na Ucrânia

Luciano Huck enfrenta noite tensa sob bombas na Ucrânia

Luciano Huck compartilhou uma experiência intensa ao relatar como foi acordar no meio da noite na Ucrânia, durante um ataque aéreo.…
Lembra dele ? Como Está Richard Sandrak, o Menino Mais Forte do Mundo?

Lembra dele ? Como Está Richard Sandrak, o Menino…

Richard Sandrak ganhou notoriedade mundial na infância por seu físico impressionante, conquistando o título de “Pequeno Hércules”. Em 2004, o documentário…