- julho 17, 2024
- No Comment
- 62
Operação para Demolir Construções Irregulares na Cidade de Deus Tem Confronto e Ruas Bloqueadas; Ex-secretário do Rio é Agredido

Batalhão de Choque e três blindados estão no local. Medida faz parte da Operação Ordo, que busca coibir a disputa territorial entre traficantes e milicianos.
O ex-secretário de Juventude do Rio, Salvino Oliveira, foi agredido durante uma confusão que começou em represália a uma operação da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura do Rio na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quarta-feira (17). As equipes foram ao local demolir 30 construções irregulares.
Por volta das 14h, manifestantes e policiais militares entraram em confronto próximo à Estrada Miguel Salazar Mendes de Morais. Moradores atearam fogo a objetos e jogaram pedras contra os agentes, que revidaram com tiros de borracha e bombas de gás. O Globocop sobrevoou a região e flagrou a confusão (veja abaixo). Três blindados e o Batalhão de Choque estão no local.
A ação começou pacífica, com trabalhadores reclamando da demolição de barracas na comunidade. Eles argumentavam que não tinham sido autuados ou notificados previamente e que, sem aviso, ficariam sem o seu sustento.
Enquanto tentava resolver alguns casos, o ex-secretário afirma que opositores iniciaram uma briga.
“Só fomos lá para tentar entender e ajudar. Mas o barco desandou e começou a agressão feitas pelos opositores. Mas os comerciantes acabaram de sair daqui e montamos uma comissão explicando que eles não precisam voltar para construção irregular, que vamos tentar algo junto à prefeitura”, disse Salvino.
“Eu, de verdade, ainda não sei o que vou fazer a partir disso, mas é certo que os comerciantes estão do nosso lado nessa situação. Vou continuar lutando não só pela Cidade de Deus, mas pelas favelas do Rio de Janeiro”, destaca ele.
Ao g1, um morador disse que a confusão começou após um xingamento de Salvino. Sem se identificar, ele disse que populares estavam indignados pelo fato de o político usar a imagem da favela para pedir votos e não ter avisado da operação que aconteceria para demolir construções usadas para o comércio. Salvino é pré-candidato a vereador pelo PSD.
“Os moradores investiram em telhado, letreiros, em uma estrutura mais legal. Muita gente que tinha investido chorando muito, fora a loja que foi demolida, mais o tempo sem trabalhar e a mercadoria perdida. O problema foi que ele foi debochado e xingou o morador. O governo diz que o intuito é enfraquecer o tráfico, mas a estrutura da boca continuou de pé, enquanto o comércio dos moradores não”, disse a testemunha.
Procurado pelo g1, o ex-secretário Salvino Oliveira disse que toda a confusão foi gravada e que as imagens podem ajudar a esclarecer os fatos.
Vários objetos, como latas de lixo, foram incendiados.
A Rua Edgar Werneck chegou a ser interditada nos dois sentidos, assim como a Estrada Miguel Salazar, as duas principais da comunidade. Horas depois, a ação violenta se expandiu até a Estrada do Gabinal.
Policiais foram acionados para tentar conter a confusão. Uma base da Polícia Militar na Cidade de Deus chegou a ser atacada. A PM nega.
Operação Ordo
A ação da polícia faz parte da Operação Ordo, que já conta com mais de 40 presos e é uma das tentativas do governo de coibir a disputa territorial entre traficantes e milicianos. Esse é o 3º dia da operação.
Segundo a assessoria do governo do Rio, um lixão clandestino foi desmobilizado e construções irregulares demolidas. Já a Secretaria de Ordem Pública do Rio disse que identificou, em dois pontos, construções beirando o rio e que impedem a limpeza do canal — o que aumenta as enchentes.
Sobre as confusões e manifestações, a assessoria do governo do estado do Rio de Janeiro preferiu não se manifestar. O g1 ainda aguarda a resposta da prefeitura.
Impactos nas Linhas de Ônibus e Saúde
Por conta das interdições e manifestações, nove linhas de ônibus precisaram ter o itinerário modificado:
- Linha 348 (Riocentro x Candelária)
- Linha 550 (Cidade de Deus x Gávea)
- Linha 600 (Taquara x Saens Peña)
- Linha 861 (Rio das Pedras x Curicica)
- Linha 954 (Taquara x Recreio)
- Linha 368 (Riocentro x Candelária)
- Linha 611 (Del Castilho x Camorim)
- Linha 900 (Merck x Downtown – Barra da Tijuca)
- Linha 990 (Merck x Joatinga)
Uma unidade de saúde foi fechada, e outras suspenderam as visitas domiciliares.
Nota da Secretaria de Segurança Pública:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública esclarece que o Batalhão de Choque da Polícia Militar atua, nesta quarta-feira, em apoio às ações de combate a construções irregulares realizadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. Todas as ações estão sendo executadas dentro da legalidade e com respeito à população, com o objetivo de estabelecer o reordenamento urbano.
O Governo do Estado reforça que a Ação Estruturada Ordo chegou ao seu terceiro dia com mais de 50 prisões de criminosos em 14 comunidades e seis bairros que estão sendo monitorados, sem qualquer denúncia contra a atuação dos agentes das forças de segurança pública.
Cabe informar que não houve ataque a nenhuma base da Corporação.