- junho 12, 2024
- No Comment
- 53
São Gonçalo faz ações na Campanha Junho Violeta
Objetivo da Campanha Junho Violeta
O próximo 15 de junho é o Dia Mundial de Combate à Violência Contra as Pessoas Idosas.
Para alertar sobre a violência contra idosos, a coordenação do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa
realizará palestras em unidades de saúde a partir desta quinta-feira (13).
Além da mobilização para a população, haverá qualificação profissional dos servidores da saúde.
Essas ações visam esclarecer os direitos dos idosos e identificar possíveis casos de violência.
.
Primeiro evento da Campanha
O primeiro evento da Campanha Junho Violeta acontecerá no Espaço Avançado de Atenção Integral ao Idoso, no Jardim Catarina,
a partir das 9h. Haverá palestras, dinâmicas e abordagens sobre o tema. As atividades também ocorrerão no dia 18, no mesmo horário.
Essas iniciativas buscam engajar a comunidade e oferecer suporte educacional sobre a importância de proteger os idosos.
A participação da comunidade é fundamental para o sucesso da campanha.
Palestras de Conscientização
Além do Espaço do Idoso, o Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara, e a Unidade de Saúde da Família (USF) Mahatma Gandhi, no Jardim Califórnia,
oferecerão palestras sobre conscientização e prevenção da violência contra idosos.
No Hélio Cruz, as palestras ocorrerão no dia 17, das 9h às 17h, e na USF, no dia 20, às 9h.
As palestras incluirão uma avaliação multidimensional, analisando aspectos físicos, mentais, sociais e ambientais dos idosos.
Capacitação Profissional
A capacitação dos enfermeiros da rede municipal de saúde ocorrerá no auditório da Secretaria de Saúde, na próxima sexta-feira (14), das 9h30 às 17h.
O objetivo é qualificar os profissionais para identificar mais facilmente os casos de violência contra idosos.
“Ampliando o conhecimento sobre o tema, os profissionais poderão realizar mais notificações e fazer os encaminhamentos devidos.
A Campanha Junho Violeta vem para alertar a população sobre os cuidados e a atenção que devemos ter com os idosos”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Gleison Rocha.
Tipos de Violência contra Idosos
- Violência Física: uso da força física para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.
- Violência Psicológica: agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social.
- Negligência: recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis, familiares ou instituições.
- Violência Institucional: qualquer tipo de violência exercida dentro do ambiente institucional praticada contra a pessoa idosa.
- Abuso Financeiro: exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.
- Violência Patrimonial: prática ilícita que comprometa o patrimônio do idoso, como forçá-lo a assinar documentos sem explicação adequada.
- Violência Sexual: ato sexual com pessoas idosas sob coação, com violência física ou ameaças.
- Discriminação: comportamentos discriminatórios e desrespeitosos em relação à condição física característica de uma pessoa idosa.