- maio 8, 2024
- No Comment
- 34
Antes da chuva, RS tinha expectativa de ampliar em 46% safra de grãos
As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul também afetaram a produção agropecuária. Mortes de animais, perda de lavouras e estragos à semeadura de pastagens de inverno são alguns dos danos provocados ao agronegócio do estado.
Antes das chuvas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimava que a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas do Rio Grande do Sul cresceria 46,4% neste ano, em relação ao ano anterior, e passaria a responder por 13,3% do total nacional, encostando no Paraná.
Importância do Rio Grande do Sul na Produção Agrícola Nacional
- O Rio Grande do Sul responde por 70% da produção nacional de arroz.
- Em relação à soja, a lavoura do estado representou 8,4% do país em 2023 e, com o crescimento esperado para este ano, passaria a representar 14,8%, ficando atrás apenas de Mato Grosso.
- O estado também se destaca na pecuária, ocupando posições significativas entre os produtores de frangos, suínos, ovos e leite.
Ainda não há um quadro completo do prejuízo e, portanto, quanto isso afetará a estimativa feita anteriormente pelo IBGE. O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, disse que os impactos foram diferentes em cada região.
Impactos Regionais das Chuvas
- No litoral, houve grande perda de lavouras de soja e alagamento de silos de arroz.
- Na região central do estado, como na chamada Quarta Colônia, a enchente causou prejuízos severos, afetando não só a colheita, mas também maquinário e animais.
- No norte do estado, os danos à infraestrutura afetaram o escoamento de produtos agropecuários e a chegada de ração para os animais.