• junho 25, 2024
  • No Comment
  • 82

Arraiás em Niterói animam diversos espaços da cidade

Arraiás em Niterói animam diversos espaços da cidade

Campo de São Bento, Região Oceânica, Clube Central, praças e ruas de vários bairros receberam festas de sábado à segunda

Os atores Angelo ‘Mermãaao’ Morse e Gabriela Linhares: presenças da cidade na festa junina do Campo de São Bento

Niterói – Foi até o fim da segunda-feira (24), dia de São João Batista – padroeiro de Niterói – a primeira temporada dos ‘arraiás’ da cidade. O dia é feriado local e, embora não seja nacional, é um feriado marcado pelas tradicionais festas que enchem nossos corações de alegria e nossas ruas de cores e sabores. São João é primo de Jesus, filho de São Zacarias e Santa Isabel. Nasceu em 24 de junho de 1195 e sua fama é tão grande que, em alguns lugares, ainda hoje, as celebrações são chamadas de festas joaninas.

No último final de semana a festa no Campo de São Bento ficou lotada por vizinhança e convidados em todos os três dias, com diversas opções gastronômicas, shows, circulação de famílias e muita animação. Também neste final de semana a festa junina aconteceu no Clube Central, além de diversos outros clubes, ruas e escolas.

Na Catedral de São João, no Centro, o feriado foi marcado pelo tradicional angu à baiana – seguido de uma procissão que percorreu algumas ruas no entorno da Catedral, na área central de Niterói. A Igreja São Judas Tadeu, em Icaraí, festejou, por três dias, a linda tradição de São João com o sorteio de um relógio no valor de 800 dólares, batidas, cachorros-quentes, pescaria e correio elegante – além de churrasquinhos e salsichões. Uma verdadeira quermesse para a vizinhança.

A atriz e gestora cultural Gabriela Linhares marcou presença em duas dessas festas: Campo de São Bento e São Judas Tadeu. “Nossas festas juninas são das celebrações mais populares do Brasil. São um exemplo perfeito de como a nossa cultura é rica e plural. Reúnem música, figurinos e comidas típicas, além de uma rica simbologia. Elas têm origem em celebrações da Idade Média, que se fundiram ao catolicismo, e aqui no Brasil incorporaram elementos indígenas e africanos. Como cada estado incorpora elementos próprios, os festejos ficam ainda mais próximos do povo”, explicou ela.

SINCRETISMO

O sincretismo religioso é o que permite que a data de 24 de junho seja celebrada pelo catolicismo e pelas religiões de matriz africana. Xangô, considerado pelas religiões de matriz africana como “divindade da justiça”, era o rei governante da cidade de Oyó. Na Umbanda, o orixá é considerado líder maduro, conhecedor do mal e do bem. Xangô é o Deus do fogo, representado pelas cores marrom e vermelho, e suas celebrações são marcadas pelas fogueiras. A festividade do orixá da justiça também é caracterizada como “festa da fartura”. Durante as comemorações, o milho é um dos principais ingredientes na culinária. Nos festejos são servidos pratos de gbègìrì, comida predileta de Xangô, e que possui ingredientes como o quiabo, azeite de dendê e camarão.

Em Niterói, para todas as religiões, a festa popular não para. Confira a programação.

SERVIÇO:

JUNHO
Festival de São João

Dias 24 (Dia de São João) – Na Praça da Catedral de São João Batista – Rua São João, Centro

Dia 30 – No Caminho Niemeyer – Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n, Centro – Barraquinhas de comidas típicas a acontecerão as apresentações da quadrilha do Balão Dourado e os grandes shows com Ilmar Quintanilha, Gabriela de Sá e a banda Rosa de Saron.

Arraiá Sesc Niterói

Dia 29
Na sede do Sesc- Niterói – Rua Pe. Anchieta, Centro, das 15h às 19h. Ingressos entre R$ 2,00 e R$ 25,00. Também com outra forma para entrada: doação de 2Kg de alimento não perecível.

Festa de São Pedro de Jurujuba

De 28/6 a 02/07, com atividades a partir das 6h na Capela de São Pedro, Rua Carlos Ermelindo Marins, Jurujuba

Dia 28, das 18h às 2h – Barraquinhas, DJ e diversos shows

Dia 29 (Dia de São Pedro)

  • 5h – Alvorada
  • 6h – Missa Solene
  • 9h – Missa Solene Campal com bênção das chaves
  • 10h – Procissão Terrestre
  • 11h – PROCISSÃO MARÍTIMA (com saída das embarcações do cais dos Pescadores locais, em Jurujuba, percorrendo a Baía de Guanabara e retornando ao cais)
  • 12h – DJ e “Almoço do Pedrão”
  • 14h – Santo Terço e Bênção
  • 16h – Missa Solene
  • 17h – Show Cultural com a Quadrilha do Céu
  • 19h – Missa Solene e, logo após a tradicional QUEIMA DO QUADRO DE SÃO PEDRO
  • 20h30 – DJ e diversos shows musicais

Dia 30, das 9h até meia noite

  • 10h – Missa Solene
  • 11h – Moto Procissão com Falcão Peregrino e Amigos com saída da Boa Viagem indo até Jurujuba
  • 12h – DJ durante o “Almoço do Pedrão”, barraquinhas e show de rock
  • 16h – Roda de Samba e outros shows musicais
JULHO
Festa de São Pedro de Itaipu

Dias 5, 6 e 7, a partir das 18h, na praia de Itaipu, com entrada gratuita

Arraiá do Corujão

Dias 4, 5, 6 e 7, a partir das 18h, no Largo da Coruja – Rua Retiro Saudoso, Viçoso Jardim, com entrada gratuita

Arraiá do Sem Terra

Dias 12, 13 e 14, a partir das 19h – Travessa São José, Cubango. Entrada gratuita

Noticias Relacionadas

Sesc Verão 2025 em São Gonçalo: Noite de Rap e Cultura

Sesc Verão 2025 em São Gonçalo: Noite de Rap…

Sesc Verão 2025 em São Gonçalo reuniu cerca de 20 mil pessoas na Arena São Gonçalo, em Alcântara, para curtir grandes…
Matrículas abertas para aulas gratuitas de pintura e desenho no Jardim Catarina

Matrículas abertas para aulas gratuitas de pintura e desenho…

A Lona Cultural Lídia Maria Da Silva, localizada no Jardim Catarina, está com inscrições abertas para o projeto Cores que Transformam.…
Curso de Produção Executiva em Audiovisual em São Gonçalo

Curso de Produção Executiva em Audiovisual em São Gonçalo

São Gonçalo está oferecendo um curso gratuito de Produção Executiva no Audiovisual, uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no setor…