• agosto 12, 2024
  • No Comment
  • 98

Xerém Ganha Painel em Homenagem a Pixinguinha, Donga e João da Baiana

Xerém Ganha Painel em Homenagem a Pixinguinha, Donga e João da Baiana
Obra, produzida pelo projeto NegroMuro no Instituto Zeca Pagodinho, homenageia ícones dos primórdios da música brasileira

O Muro do Instituto Zeca Pagodinho em Xerém

O projeto NegroMuro, conhecido por eternizar a memória de grandes personalidades da cultura brasileira, homenageou a “Santíssima Trindade do Samba”, formada por Pixinguinha (1897-1973), Donga (1889-1974) e João da Baiana (1887-1974), em sua mais recente obra. O local escolhido para o 57º trabalho da série foi o muro do Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada.
Em clima de festa, com direito a roda de choro, a inauguração, na última terça-feira (6), contou com familiares dos homenageados, alunos do projeto social, moradores da região, além do próprio Zeca Pagodinho.

Detalhes da Obra

Produzida por Pedro Rajão, com o apoio de Cesola Mendes e do muralista Cazé, a obra em grafite conta a história da “Santíssima Trindade do Samba” em um espaço de 60 m². Dividida em quatro cenas, a pintura começa com o trio em um terreiro de candomblé e segue com referências à música “Pelo Telefone”. Em uma cena marcante, o trio aparece em uma passeata contra um governo autoritário, e a obra termina com os sambistas tocando e cantando.

Impacto e Importância

O mural é um tributo às figuras que ajudaram a moldar a música popular brasileira. Márcia Zaira, neta de Donga, destacou a importância da obra para preservar a memória cultural. O percussionista Banana, neto de João da Baiana, também expressou sua gratidão pela homenagem.
O projeto NegroMuro, idealizado em 2018, busca transformar as ruas em galerias a céu aberto, promovendo a representatividade e resistência da cultura negra. Cazé, um dos fundadores, revelou o desejo de expandir as homenagens, incluindo Donga, João da Baiana e Clementina de Jesus no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Sobre o Instituto Zeca Pagodinho

Fundado em 1999, o Instituto Zeca Pagodinho atua em um espaço de 3 mil m², oferecendo formação artística e apoio social. Com um impacto positivo em mais de duas mil pessoas, o instituto é um ponto de referência na promoção da cultura e da arte.

Trajetórias dos Homenageados

Pixinguinha, Donga e João da Baiana foram pioneiros do samba e do choro, influenciando gerações de músicos. Pixinguinha é conhecido por “Carinhoso” e outros clássicos. Donga é famoso por “Pelo Telefone”, e João da Baiana revolucionou o choro com a introdução da percussão.


Noticias Relacionadas

Sesc Verão 2025 em São Gonçalo: Noite de Rap e Cultura

Sesc Verão 2025 em São Gonçalo: Noite de Rap…

Sesc Verão 2025 em São Gonçalo reuniu cerca de 20 mil pessoas na Arena São Gonçalo, em Alcântara, para curtir grandes…
Matrículas abertas para aulas gratuitas de pintura e desenho no Jardim Catarina

Matrículas abertas para aulas gratuitas de pintura e desenho…

A Lona Cultural Lídia Maria Da Silva, localizada no Jardim Catarina, está com inscrições abertas para o projeto Cores que Transformam.…
Curso de Produção Executiva em Audiovisual em São Gonçalo

Curso de Produção Executiva em Audiovisual em São Gonçalo

São Gonçalo está oferecendo um curso gratuito de Produção Executiva no Audiovisual, uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no setor…